Gestão Contemporânea da Cultura (2009)
A profissionalização do setor cultural, público e privado, teve um constante desenvolvimento desde a década de 80, em função da expansão da sociedade do conhecimento, das indústrias criativas e da institucionalização da cultura, o que lhe conferiu nova dimensão. É interessante observar, no entanto, a relativa escassez de produção intelectual e acadêmica a respeito do tema Cultura, em contraste com a importância econômica e social que o setor vem adquirindo. Acrescente-se que há uma relativa carência de cursos regulares nas universidades brasileiras que desenvolvam estas competências.
ArteEducação: Ensinar e Aprender a Ver (2009)
Metodologias de apreciação e de compreensão crítica de imagens e objetos. Discurso de autoridade versus discurso dialógico na mediação cultural. Componentes da experiência estética: audiência, objeto e contexto de produção. As relações entre arte erudita, cultura popular e cultura de massa. Critérios de seleção de imagens e objetos. As especificidades da linguagem visual nas artes plásticas, no cinema, no vídeo, na televisão, no design de objetos e no meio ambiente construído.
Curso: "Como gerir um museu"
Ofertado com o intuito de contribuir para a capacitação de profissionais atuantes na área museológica, além de difundir conceitos e técnicas contemporâneas de gestão destas instituições, com base na publicação Como Gerir um Museu – Manual Prático, produzido pelo ICOM, tendo como abrangência todo o território brasileiro e outros países de língua portuguesa.
Tem como público-alvo profissionais que atuam no campo museológico, gestores de museus e de órgãos públicos municipais, estaduais e federais da área cultural, professores e alunos de cursos de áreas afins.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário